Translate

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Os 4 Heóris de Bremen. Parque Christoph Bauer.Forquetinha.RS.2017


A história se passa em um vilarejo onde vivem um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, os abandonam e decidem seguir para Bremen, uma cidade onde pretendiam ser músicos profissionais e conquistarem a liberdade.

No caminho para Bremen anoitece e os animais avistam uma casa de luzes acesas. Espreitam pela janela e dentro desta vêem ladrões desfrutando do produto de seu roubo. Inocentemente, não percebem que se tratam de ladrões e apoiados nas costas uns dos outros, decidem cantar, na esperança de serem alimentados. A sua 'música' tem um efeito inesperado: os homens fogem, não sabendo a origem de tão estranho som. Os animais tomam posse da casa, comem uma boa refeição e dormem.

Durante a madrugada, os ladrões regressam e um deles entra na casa para investigar. Ao ver os olhos do gato brilhando no escuro, pensa que sejam brasas e inclina-se para acender uma sua vela. Numa rápida sucessão de acontecimentos, o gato arranha-lhe a cara, o burro dá-lhe um coice, o cão morde-lhe as pernas e o galo afugenta-o porta fora, a bicadas e cacarejando. O homem assustado se reune com seus comparsas e diz aos companheiros que foi atacado por monstros: uma bruxa horrível que o arranhou com as suas enormes unhas (o gato), um fantasma gigante que lhe deu uma paulada (o burro), um ogro diabólico o esfaqueou e arranhou suas pernas (o cão) e, o pior de tudo, - um juiz lhe deu marteladas enquanto gritava "Prendam esse patife" (o galo).

Os ladrões abandonam a casa devido às estranhas criaturas que dela se apossaram e com a algazarra são descobertos e presos.

Os donos dos animais descobrem então que as coisas roubadas na casa são de sua propriedade e a população do vilarejo trata os animais como heróis.

Os amigos desistem de viajar até Bremen e decidem viver felizes naquela casa até o final dos seus dias.

Dos 211 contos publicados pelos Irmãos Grimm, esse é o 27º

Há versões que relatam que o irmão mais novo Wilhelm escreveu a primeira parte da história falando sobre 4 camponeses humanos que se revoltaram com o regime feudal imposto por seus patrões. Por auto-censura, o irmão mais velho Jacob decidiu transformar a história numa fábula e converteu os camponeses em animais.

Fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário