Translate

sábado, 30 de dezembro de 2017

Clube Ijuí.Ijuí.RS.2017


Ijuí foi a cidade de n 62 visitada esse ano, finalizando os passeios em 2017. Agora são 162 cidades gaúchas registradas no blog. Que venha 2018, rumo as 200. 

Sobre a foto:

Em 7 de maio de 1905, deu-se a fundação do Clube Ijuí, que teve sua primeira sede na Rua 15 de Novembro, esquina da Rua Álvaro Chaves, em frente ao antigo Clube Comercial. Era uma casa de madeira, de propriedade da sociedade. A segunda sede, também em edifício próprio, de madeira, com frente de alvenaria, era na Rua do Comércio, nas proximidades da Galeria Elmers. A terceira sede foi onde atualmente está a livraria Santo Antônio, antigo e saudoso café Sokolowsky, em prédio próprio, de alvenaria. O Clube Ijuí nessa época, já se achava em franca prosperidade e progresso, animado grandemente pelo Clube das Violetas, que dele faziam parte todas as senhoritas da sociedade, e cuja diretoria era somente de moças, as quais eram obrigadas a comparecerem aos bailes mensais, trajadas de branco, e os moços, de preto, e todos ostentando o símbolo do clube: o bouquet de violeta.

A quarta sede é o atual edifício, localizada na Rua Benjamin Constant, n° 463, construído em 1923, cuja contrução era uma necessidade e uma aspiração geral. Essa construção muito se deve ao seu grande animador e idealizador, Coronel Albino Jacinto de Oliveira (Binóca).

O Clube Ijuí faz parte da própria história de Ijuí. Nele foram realizados os mais importantes acontecimentos do município. Teve grande importância na vida cultural, político, econômica, esportiva e principalmente no aspecto social da comunidade.

No clube foram realizados inesquecíveis bailes: Tradicionalistas, Caipiras, Chita, Pelúcia, Suéter, Viajantes, Bancários, Debutantes, Réveillons... Reuniões-dançantes, especialmente as promovidas pelas normalistas, destacando o sucesso da "Noite de Arromba".

Não podemos deixar de citar os grandes bailes carnavalescos com suas glamurosas rainhas e belíssimoas cortes. No carnaval todo mundo pulava, dançava, cantava e brincava com confetes e serpentinas.

Um século se passou e hoje o Clube Ijuí está aqui, novamente entregue a sociedade de Ijuí como um ambiente de cultura e lazer para os que gostam de confraternizar em sociedade, entre amigos, associados, seus dependentes e demais casais convidados, que entre as atividades de lazer oferecidas no clube, também amam a música e a dança, como uma das formas mais sublimes de expressão corporal, utilizando-a para o bem estar da mente e do corpo.

(Texto retirado da Revista 100 anos - Clube Ijuí, maio; 2005)


Nenhum comentário:

Postar um comentário