Translate

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Estatua Padre Mônaco. Fagundes Varela.RS.2017


Histórias de devoção e graça

Muitas são as histórias e crenças voltadas ao Padre Ângelo Mônaco que são passadas de geração em geração. O historiador fagundense Argel Rigo, autor do livro “História de Fagundes Varela”, descreveu em sua obra a trajetória do sacerdote. Hoje, resgatando a história do Padre, Argel afirma: “A presença do Pe. Ângelo Mônaco foi uma bênção para Fagundes Varela. 

Fortaleceu a espiritualidade do povo, organizou administrativamente as Capelas e a Paróquia de Santo Antônio e, consequentemente, impulsionou o desenvolvimento da comunidade. Como sacerdote, distribuía bênçãos e, como homem, foi um visionário. Tinha como princípio o bem estar da pessoa como um todo. Cuidava não só da saúde da alma, mas também atuava para que as pessoas tivessem uma vida digna e próspera. E deixou um grande presente para Fagundes Varela: a sua proteção e bênção divina”.

Cada família fagundense tem uma história relacionada ao Sacerdote.

Thereza Magro (In memorian), recordou da presença do Padre Mônaco e da sua importância para o município. Ela lembrou que na década de 30 uma grande estiagem afetou a região e causou estragos na produção agrícola do antigo Distrito. Vendo o sofrimento do povo, Thereza lembra que o Padre pediu que o povo se unisse, e juntos eles caminharam por vários quilômetros rezando e pedindo chuvas. Chegando à margem de um rio que passava próximo ao centro do Distrito, o Padre Mônaco teria subido nesta pedra e teria pedido pelas chuvas em meio às rezas. Ela recorda que eles reiniciaram a caminhada e as chuvas vieram naquele momento, dando fim à estiagem.

A mesma história foi confirmada por Doralino Cortelini, que hoje reside próximo ao rio e à pedra utilizada pelo Padre naquela época. Francisco Cortelini, filho da dona Thereza, afirma que a pedra continua nas margens do rio, e ainda hoje, seguidamente algumas pessoas vão até o local fazer orações.

A capela onde está sepultado o corpo do Padre recebe milhares de pessoas todos os anos, pedindo bênçãos e agradecendo por graças alcançadas. Nela está localizado também um espaço dedicado a homenagens ao Sacerdote.

Segundo Carlos Benedito Testa, “o Padre Ângelo Mônaco foi um anjo que veio para ajudar o povo de Fagundes Varela, sendo comparado ao Padre Pio. Ele era devoto de São Miguel Arcanjo e será lembrado eternamente”, afirma.

Testa ressalta que tudo o que o Padre fazia , e as bênçãos que distribuía, era feito sem cobrar nada.

Depoimentos de várias pessoas da comunidade dão conta de como era o Sacerdote que tinha o dom da cura do corpo e da alma. Todos afirmam que ele tinha poder extraordinário. Também foi responsável pela construção da antiga Igreja Matriz, da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e de algumas capelas do interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário