Translate

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Casa Schimitt-Presse. Centro Histórico Hamburgo Velho. Rua General Daltro Filho.Novo Hamburgo.RS.2016



Autor: Jorge Luis Stocker

Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS)
A cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, teve sua origem no local inicialmente conhecido como Hamburgerberg. Com o advento da viação férrea, a cidade acabou se desenvolvendo um pouco mais distante da sua origem, deixando o bairro em segundo plano.

Este período de “decadência” foi importante para a preservação das características mais marcantes de Hamburgo Velho, apesar de ser responsável também pela sua desvalorização. O bairro foi tirado do cotidiano e da dinâmica da cidade, ficando cada vez mais isolado do dia-a-dia da população. Apesar de algumas poucas, porém importantes, ações isoladas em prol de sua valorização, o desprezo geral pelo centro histórico perdura até hoje.

fonte: dzeit.blogspot.com/

O Enxaimel, ou Fachwerk (originário de "Fach" assim denominavam o espaço preenchido com material entrelaçado de uma parede feita de caibros), é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.

fonte:wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário