Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Museu Municipal. Santo Angelo.RS.2015


MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO
 


            O Museu Municipal foi criado em 08 de outubro de 1985 através da Lei Municipal de nº 900 e sua denominação é uma homenagem ao ilustre homem público José Olavo Machado, que se destacou como advogado, professor e escritor.

            Como instituição cultural, o Museu tem por objetivo coletar, preservar, conservar e divulgar os testemunhos materiais e imateriais dos habitantes desta região; realizar pesquisas, ações educativas e culturais, conscientizar a comunidade da importância da preservação e valorização da sua história.

            O acervo da exposição permanente do museu está distribuído em três espaços distintos inteiramente correlacionados com a história, ou seja: objetos datados do período jesuítico-guarani, da redução de Santo Ângelo Custódio e por fim, a contribuição dos primeiros moradores, repovoadores do município de Santo Ângelo.

            O Museu mantém em atividade uma biblioteca com obras de autores locais e referente à História das Missões e de Santo Ângelo que serve de subsídio para estudantes e pesquisadores.

            O prédio que abriga o Museu Municipal constitui-se numa das mais antigas edificações conservadas do período pós-jesuítico na região. Foi construído pelo português Bernardo José Rodrigues, entre os anos de 1860 a 1870, posteriormente foi habitado por Ulysses Rodrigues, grande líder político e cultural do município.

            Por tratar-se de uma preciosidade representativa da história e da arquitetura que compõe o núcleo inicial da cidade de Santo Ângelo, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico do Município em 1994.

fonte:http://museuolavomachado.blogspot.com.br/p/historico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário