Translate

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Guaritas. Caçapava do Sul.RS.2014


Pedra das Guaritas é atração turística em Caçapava do Sul, RS
Localidade é considerada uma das mais belas paisagens da Região Central.
Conjunto de rochas e vales foi formado há milhares de anos.

 localidade de Pedra das Guaritas, em Caçapava do Sul, é considerada uma das mais bonitas da Região Central do Rio Grande do Sul e atrai turistas pela beleza que a paisagem oferece. O conjunto de rochas e vales formados há milhares de anos pode ser visto a 50 km do município, passando por uma estrada de chão que dá acesso ao local. De Porto Alegre, a distância é de 262 km, segundo a prefeitura municipal.
As guaritas de Caçapava do Sul são resultado da ação da chuva e do vento sobre as rochas. Antigamente, a região era formada por um deserto e a areia levada pelo vento desgastou as pedras e esculpiu a paisagem, como explica o professor de Geologia André Borba, da Universidade Federal de Santa Maria.
“Há 500 milhões de anos, quando ainda não existia vida sobre os continentes, a região de Caçapava do Sul fazia parte de um deserto, com dunas e rios pedregosos. Essas areias e cascalhos foram soterrados, aquecidos, compactados e viraram rochas. Depois, elas foram sendo esculpidas pela água da chuva e pelo vento. Isso é a formação da paisagem, das formas de relevo”.
Para chegar à área das Guaritas, os turistas devem acessar a BR-392, em Caçapava do Sul, e seguir pela BR-153. Depois, a viagem segue em uma estrada não pavimentada (ERS-625) e converter onde a sinalização indica “Minas do Camaquã”. No local, a associação dos moradores oferece trilhas guiadas pela região e refeição durante o dia.

fonte:http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2013/noticia/2013/04/pedra-das-guaritas-e-atracao-turistica-em-cacapava-do-sul-rs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário