Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Guardião em Fúria. Templo Budista. Foz do Iguaçu. 2013


Uma pausa no Templo Budista de Foz do Iguaçu

Em março/2012 o Viaje no Detalhe participou do 2º BlogTurFoz (Encontro de blogs de Turismo de Foz do Iguaçu) organizado pelo Trilhas e Aventuras e com patrocínio e apoio da Loumar Turismo, Hotel Bella Italia, Itaipu Binacional e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Foram seis dias desfrutando o melhor que a tríplice fronteira tem para oferecer ao turista. 

Como mencionei em outro post, Foz do Iguaçu reserva grandes surpresas à seus visitantes. Uma delas é o Templo Budista.

Construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira, ele tem uma arquitetura belíssima. Atrai atenções não só dos adeptos ao budismo, mas também de adeptos a outras religiões e de visitantes como eu, que com olhar investigativo (digamos assim) estava admirando todo o contexto do lugar e da diversidade que Foz do Iguaçu me apresentava.

A suntuosidade do Templo Budista e do espaço como um todo impressiona. São 2,5 mil metros quadrados de área repleta de belos jardins decorados com dezenas de estátuas de divindades.

Na parte interna do prédio, os visitantes só têm acesso à Sala dos Guardiões, na qual estão estátuas de 18 discípulos de Buda, entre eles Kalika, Nantimitolo e Kanakavatsa – o espaço, que fica no térreo, não pode ser fotografada nem filmado.

Os visitantes interessados em participar dos cultos vale destacar: eles acontecem na parte superior da construção, aos domingos. Nesse espaço existem cinco estátuas de Buda que representam, entre outras coisas, a alegria, a sorte e a saúde. 



Na ampla calçada em frente ao templo, estão colocadas 108 estátuas de cerca de 2 metros de altura cada. A posição de uma das mãos significa boas-vindas e a outra energia positiva. Todas foram doadas ao templo. Uma mensagem chama a atenção, escrita numa placa: NA MO A MI TUO FO. Logo abaixo vem a explicação de que ao recitá-la (lê-se NAMO AMITUOFO) nós vamos “eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios”.

Nos jardins do templo, ainda há mais uma série de estátuas. Mas o destaque maior, literalmente, é uma estátua de Buda, sorridente, que tem cerca de 7 metros de altura. 



Para visitar o Templo Budista

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim Califórnia
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h30 às 17h / Cultos: Domingos, das 9h ás 11h30.
Tel de contato: (45) 3524-5566
E-mail de contato: ordembudista@gmail.com

fonte:http://www.viajenodetalhe.com.br/2012/04/templo-budista-foz-do-iguacu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário